Cada um de nós é único, pois é o resultado da interação de seu exclusivo genótipo com o meio ambiente em que vive. Não poderia ser diferente quanto às reações aos alimentos. A noção da individualidade bioquímica permeia hoje o crescimento dos conhecimentos da área de nutrição e saúde (BLAND & BENUM, 1998; WILLIAMS, 1998).

Os alimentos podem nos promover saúde e doença. Logo, é de extrema importância avaliarmos a nossa individualidade bioquímica em relação a determinados alimentos.

Muitas das vezes não associamos o consumo de determinados alimentos da nossa dieta diária com o surgirmento de várias patologias. São descritos na literatura médica atual mais de 150 sintomas relacionados a Intolerância Alimentar como: Doenças Auto-imunes, Dor de cabeça (Enxaqueca, Cefaléia), Depressão, Ansiedade, Artrite e dor articular, sintomas respiratórios crônicos, Dor abdominal, Problemas intestinais (colite, diarreia, constipação), Insônia, Problemas de pele, Problemas de peso, Sinusite, Rinite, Otite, Problemas pré-menstrual, Palpitações, Fadiga, etc.

Quais são as diferenças entre Alergia Alimentar x Intolerância Alimentar ?

Alergias são manifestações orgânicas, via sistema imunológico, consequentes das reações que o organismo utiliza, contra substâncias estranhas (alérgenos) ao seu funcionamento , sendo que estes alérgenos podem ser absorvidos pela pele, inalados e/ou ingeridos como os alimentos e os ingestantes (toxinas, fungos, aditivos, restos de insetos, etc., que vem junto com os alimentos). Normalmente a reação alérgica é uma resposta do sistema imune a uma proteína ou uma molécula ligada a proteína alimentar que é identificada como um “corpo estranho” (FERGUSON, 1992).

Nas alergias, segundo a classificação de Gell e Coombs, existem os Mecanismos de Hipersensibilidade dos tipos I, II, III, IV e V. Porém diversos estudos clínicos e laboratoriais mostram uma participação maior dos mecanismos dos tipos I e III e, principalmente, de uma ação combinada dos dois tipos. (BROSTOFF & GAMLIN, 2000).

Reação de Hipersensibilidade do tipo I: São reações alérgicas conhecidas tradicionalmente. São mediadas pela Imunoglobulina IgE, com reações imediatas, podendo se manifestar em minutos após o contacto com a substância alergênica, até 8 horas após a exposição ao alérgeno; portanto, neste tipo de alergia, é muito mais fácil associar o sintoma ao alérgeno que o provocou.

Este tipo de reação ocorre em pessoas geneticamente predispostas e que sofreram uma ou mais exposições ao alérgeno, formando e fixando os alérgenos nos mastócitos, que ao serem sensibilizados novamente com a substância alergênica, reagem e vão liberar vários mediadores químicos, entre eles a histamina (em grande quantidade). Os sintomas alérgicos vão depender dos órgãos de choque e vão variar em rapidez, intensidade e gravidade, na dependência do estado de sensibilização individual, da quantidade de exposição alergênica e das ações farmacodinâmicas produzidas pela liberação de histaminas e outros mediadores químicos.

Reação de Hipersensibilidade do tipo III:

São conhecidas como Alergia Escondida, Hipersensibilidade e até como Intolerância alimentar.
A maior parte das manifestações alérgicas é tardia (98%) e é causada por alergia escondida, frequentemente com reações iniciadas de 2 horas a 3 dias depois do primeiro contato com o alérgeno e, comumente confundidas com alergias imediatas, sendo mediadas principalmente pelo anticorpo IgG (e também o IgM).

Num processo de hipersensibilidade pode coexistir a liberação de anticorpos IgE e IgM, que além da liberação de histaminas (em menores quantidades), também causarão a formação de imunocomplexos (antígenos + IgG). Este conjunto de fatores faz com que a hipersensibilidade não apresente reações imediatas).

Como saber se tenho ou não alguma intolerância alimentar?

O Food Detective é um exame europeu que foi desenvolvido em Cambridge. É o primeiro exame que analisa com apenas uma gota de sangue o grau de intolerância alimentar em 59 alimentos. O mais interessante é que, nesse exame, conseguimos ver as intolerâncias alimentares mediadas pelo anticorpo IgG, que não conseguimos detectar no exame de alergia convencional.

Esse exame é novidade aqui no Brasil, sendo poucos os médicos e nutricionistas que o utilizam como ferramenta para identificar as intolerâncias mediadas por alimentos. Esse teste eu recomendo para todos, independente do sexo e idade, pois é muito importante saber quais alimentos podem ser nocivos a sua saúde. Na hora da elaboração da dieta, saber quais alimentos devem ser deixados de fora do cardápio é um diferencial e tanto.

Alimentos Investigados pelo Food Detective

Leite e ovos, Peixes e crustáceos (Bacalhau, Caranguejo, Hadoque, Lagosta, Mexilhão, Linguado, Salmão, Camarão, Truta, Atum)
Frutas (Maça, Groselha Preta, Azeitonas, Limão, Melão, Laranja, Grapefruit, Morango, Toranja, Tomate, Melancia)
Grãos (Cevada, Trigo, Milho, Trigo duro, Glúten, Aveia, Arroz, Centeio)
Ervas e Especiarias (Gengibre)
Carnes (Carne Bovina, Frango, Cordeiro, Porco , Peru)
Nozes e Castanhas (Amêndoa, Castanha do Pará, Castanha de Caju, Amendoim, Noz)
Vegetais (Brocólis, Couve, Repolho, Cenoura, Alho, Alho Porró, Batatas, Aipo, Lentilha, Ervilha, Feijão, Pimentões, Soja, Cacau, Café, Noz de Cola, Mel, Cogumelos, Gergelim, Girassol, Leveduras e